Google

Segunda-feira, Abril 05, 2010

O Criador de Mitos (Mythmaker)



Sempre me pergunto qual a razão pela qual um mito, nitidamente criado pelos cristãos primitivos, veio a se tornar numa religião que influenciou e ainda influencia todo o mundo ocidental por mais de 2000 anos.

Só a ignorância e a falta de cultura e preparo necessário para permitir o acesso e entendimento das fontes históricas pode explicar esse fato.

Deter-nos apenas no Novo Testamento, que contém o cerne da religião cristã, é suficiente para provar que todas essa história não passa de um grande invenção criada através de interpretações equivocadas e traduções piores ainda, daquilo que um personagem obscuro, como muitos outros naquela época, pregou e realizou.

Se Jesus Cristo, uma figura messiânica na acepção da religião judia de então, aparecesse ressuscitado e percebesse tudo que se disse que ele falou e realizou, ele certamente condenaria a maior parte como heresia.

Jesus e seus seguidores não tinham nenhuma intenção de fundar uma nova religião. Ele se considerava como o Messias da tradição judaica no sentido intrínseco do termo. i.e., um líder humano que restauraria a monarquia judaica, expulsaria os invasores romanos, estabeleceria um estado independente judeu e inauguraria uma nova era de paz, justiça e prosperidade. (conhecida como o Reino de Deus) para todo o mundo.

Jesus acreditava ser a figura profetizada na Bíblia Hebraica que realizaria todas essas coisas. Ele não era um militarista e não construiu um exército para lutar com os Romanos, uma vez que acreditava que Deus realizaria o grande milagre de quebrar o poder de Roma. O milagre teria lugar no Monte das Oliveiras, tal como profetizado no livro de Zacarias. Quando este milagre não aconteceu, sua missão falhou. Ele não tinha intenção de ser crucificado como um ser divino e teria encarado esta idéia como pagã e idólatra, um pecado contra o primeiro dos dez mandamentos.

Essa idéias estão brilhantemente expostas no magnífico livro de Hyam Maccoby, "The Mytmaker - Paul and the invention of Christianity, sobre o qual em breve publicaremos uma resenha na MPHP.

No livro Naccoby explica porque Paulo e não Jesus foi o verdadeiro criador do cristianismo. Mostra a verdadeira face de Paulo diferente daquela apregoada no Novo Testamento por ele próprio e por seu pupilo, o autor do Evangelho denominado como de Lucas.Vale a pena ler. Um pouco disso já mostramos em Paulo, O Apóstolo Virtual.

Para aqueles que tem a capacidade de penetrar nos estudo históricos da formação do cristianismo fica a angústia de ter a certeza de que bilhões de pessoas são iludidas por um dos maiores mitos da história da humanidade.


Marcadores: , , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share

Domingo, Agosto 10, 2008

Jesus e a Resistência Judia


Já estão disponíveis as três partes da tradução do artigo de Hyam Maccoby, "Jesus e a Resistência Judia".

Uma versão interessante e única para os eventos que antecederam a prisão, julgamento e crucificação de Jesus por uma dos maiores especialistas em judaísmo antigo da atualidade.

Acesse a primeira parte na seção Jesus Histórico da MPHP.

Marcadores: , , , , , , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share

Segunda-feira, Abril 07, 2008

Ensaio sobre Tiago

Tiago,O Justo, denominado nos evangelhos como o irmão de Jesus é uma figura que embora tenha sido importante na Igreja primitiva, para alguns o primeiro Papa, foi ofuscado pela adoção posterior, pela Igreja, de uma cristianismo paulino.

Este ensaio, em duas partes, tenta resgatar os dados "históricos" de Tiago com a finalidade de ser expandido, posteriormente, para publicação em livro.

As duas partes já foram publicadas e estão disponíveis na MPHP para todos que se interessam pelo tema Jesus Histórico, sem apelo à fé.

O link é o que segue abaixo:

MPHP - Seção Jesus Histórico

Marcadores: , , , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share

Segunda-feira, Março 26, 2007

O Sepulcro Esquecido de Jesus



O mundo acadêmico cristão está agitado com um novo filme documentário do Canal Discovery (obviamente com um livro relacionado) do diretor Simcha Jacobovici e com produção de James Cameron que alega haver sido feita a identificação da tumba de Jesus e sua família em um subúrbio de Jesusalém denominado Talpiot.

Na realidade a tumba em si não é uma novidade; foi excavada em 1980 e publicada por Amos Kloner um arqueólogo israelense. O que é novo é a alegação surpreendente de que a tumba pertença a família de Jesus.

Cameron e Jacobovici não são especialistas e por isso mesmo se cercam de uma boa quantidade deles para suportar suas idéias igualmente rejeitadas por outro bom punhado de especialistas, incluindo o próprio Kloner.

Para maiores detalhes acessem o excelente blog do Airton Jose:

Observatório Bíblico: O Sepulcro Esquecido de Jesus: o filme

Acesse também discussão no Fórum da MPHP

Marcadores:

Acesse nosso site Bookmark and Share

Terça-feira, Janeiro 09, 2007

NOVA FASE DO GRUPO JESUSHISTORICO



O Grupo JesusHistorico entra em 2007 em uma nova fase de seu desenvolvimento rumo a firmar-se como a grande referência na internet brasileira e de lingua portuguesa sobre o estudo do tema Jesus Histórico.

As mudanças levadas a efeito, que incluem um Plano de Discussões conduzidas por responsáveis com experiência nos temas discutidos, vão desembocar nas conclusões a serem posteriormente publicadas e em futuras programações de eventos/seminários nacionais e internacionais sobre o tema.

Entrar para a Lista JesusHistorico não é mais uma questão de buscá-la no Google, mesmo porque seus arquivos deixaram de ser públicos e não são mais indexáveis pelos mecanismos de busca.

Agora, para entrar para a JesusHistorico, é necessário expor seu interesse e "background" no assunto o que não que dizer que leigos não poderão participar das discussões. Todos são bem-vindos, desde que se submetam às novas regras de acesso que passa pelo preenchimento de um formulário simples de apresentação.

Marcadores:

Acesse nosso site Bookmark and Share

Quinta-feira, Fevereiro 23, 2006

Silêncio Sobre Jesus na História

Desde a montagem do artigo 2000 Anos do Mito Cristão que abordei a tese do estudioso americano Earl Doherty denominada por ele de "Conspiração do Silêncio".

Recentemente, descobri um artigo escrito por Lee Salisbury que foi traduzido para o Ateus do Brasil por Fernando Silva e que apresenta estas mesmas idéias de uma maneira simples e clara mostrando como a história silencia sobre Jesus de uma forma desconcertante.

Leia o artigo Jesus: O Incômodo Silêncio da História na MPHP.

Marcadores: , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share