Google

Sábado, Maio 16, 2009

Gripe Suína, Erro Humano? OMS Investiga


KurzweillAI.net (Bloomberg) - 13 de Maio

A Organização Mundial de Saúde está investigando a alegação de um pesquisador australiano de que o vírus da gripe suína circulando pelo globo pode ter sido criado por erro humano.

Adrian Gibbs, 75, colaborador na pesquisa que levou ao desenvolvimento da medicamento da Roche Holding AG’s, Tamiflu, disse em uma entrevista que pretende publicar um relatório sugerindo que as novas cepas possam ter, acidentalmente, evoluído em ovos que os cientista usavam para criar vírus e os laboratórios usam para fazer vacinas. Gibbs disse que chegou a esta conclusão como parte de um esforço para rastrear a origem do vírus analisando plantas (blueprints) genéticas.

“Uma das explicações mais simples é que foi uma fuga do laboratório", disse Gibbs em uma entrevista à Televisão Bloomberg em 13 de maio. "Mas existem outras".

A Organização Mundial de saúde recebeu o estudo semana passada e o está revendo, disse Keiji Fukuda, o diretor-geral assistente de segurança de saúde e e ambiente da agência, em uma entrevista dia 11 de Maio. Gibbs, que estudou a evolução de germes por quatro décadas, é um dos primeiros cientistas a analisar a formação genética do vírus que foi identificado três semana atrás no México e ameaça trazer a primeira gripe pandêmica desde 1968.

Um vírus resultante de experiências laboratoriais ou da produção de vacinas exige um elevado requisito de segurança, afirma Fukuda. Identificando a fonte do vírus os cientistas podem entender melhor o potencial virótico de disseminação e de geração de doenças, afirma Gibbs.

Marcadores: , , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share

Terça-feira, Abril 28, 2009

Danos da Mídia Desinformada


Nos últimos dias de abril estamos sendo inundados de informações alarmantes sobre o que a mídia, em função de uma simplificação dos cientistas, está chamando de gripe suína.

No primeiro momento, é natural que associemos o perigo aos suínos, principalmente, ao vermos a preocupação das autoridades em explicar de que não existe risco no consumo de carne suína.

A pergunta é: mesmo com a informação disseminada na mídia de que não existe este risco você acha que alguém vai consumir carne suína no momento?

Claro que não e até alguns países já suspenderam importação de carne suína dos E.U.A, México e Canadá.

Mas a grande verdade é que os cientistas, apenas por simplificação, denominaram a doença causada por este vírus de gripe suína porque a proteína de superfície desse vírus é muito similar àquela dos vírus que, usualmente, atacam os suínos, mas ele é uma mutação do vírus de gripe e encampa características do vírus suíno, do aviário e do vírus humano. Ou seja, é um vírus influenza A, designado H1N1, mas contém DNA dos vírus H1N1 aviário, suíno e humano e que parece ter adquirido a capacidade de transmitir-se de pessoa para pessoa diferentemente do H1N1 originário dos suínos.

Não parece existir existe nenhum suíno infectado, só humanos, e a transmissão acontece de humanos para humanos. Dessa maneira, está sendo criado um grande equívoco na mente população em todo o planeta, fato que certamente afetará a economia do rebanho suíno mundial. A organização correspondente à OMS, relativa aos animais, já se manifestou repudiando esta nomenclatura.

Como se vê, nessa e em outras ocasiões a mídia desinformada ou precipitada em suas avaliações tem a enorme capacidade de destruir, irremediavelmente, reputações.

Marcadores: , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share