Google

Quarta-feira, Novembro 07, 2007

Buracos Negros Podem Encerrar Universos



Um recente estudo sugere que quando a matéria é sugada por um buraco negro pode cair em outro universo contido dentro do buraco negro ou ser apanhada dentro de uma conexão tipo buraco-de-minhoca e direcionada para um segundo buraco negro.

O que existe dentro de um buraco negro é um dos grandes mistérios da física. A teoria que previu primeiramente os buracos negros - teoria geral da relatividade - afirma que toda a matéria dentro de um buraco negro fica concentrada em um ponto central de densidade infinita denominado singularidade. Então, a partir dai "as coisas se colapsam matematicamente" afirma Christian Böhmer da University College London, no Reino Unido. "Gostaríamos de ver a singularidade removida."

Muitos pesquisadores acreditam que algum novo tipo de teoria que una a gravidade e os efeitos quânticos resolverá o problema. A Teoria das Cordas (String Theory) é a mais popular destas alternativas.

Mas Böhmer e seu colega Kevin Vandersloot da Universidade de Portsmouth no Reino Unido usam uma abordagem rival denominada Gravidade Quântica de Laços (loop quantum gravity), o qual define o espaço-tempo como uma rede de ligações abstratas que conectam pequenas porções do espaço.

A Gravidade Quântica de Laços foi utilizada antes para lidar com a singularidade que parece ter ocorrido na origem do nosso universo. Ela sugere que ao invés de um big bang, um universo anterior teria colapsado e então explodido novamente numa enorme "rebote" (big bounce).

Toda esta argumentação é compatível com a Teoria do Biocosmo Egoísta (Selfish Biocosm) the James Gardner e que temos divulgado aqui no CanalMPHP e principalmente na MPHP.

Marcadores: , , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share

Domingo, Outubro 21, 2007

Princípio Antrópico

A MPHP pretende começar a discutir o princípio antrópico na cosmologia em especial a tese recente de James Gardner em seus dois livros:

    Biocosm - 2003
    The Intelligent Universe - 2007

A intenção é abrir um grupo de Discussões no Yahoo e enquanto isto a discussão está aberta no Fórum da MPHP.

Marcadores: , , , , ,

Acesse nosso site Bookmark and Share